Prefeito ouve o bom senso, extingue secretarias e reduz cargos de confiança

|

Águas de Março fechando o verão


Tarda, mas diz que não vai falhar... Tudo indica que o ditado popular se encaixa perfeitamente no próximo ato do prefeito Paulo Mac Donald. Não, não, nada de atitudes contestáveis ou absurdas. Dessa vez, Mac Donald decidiu embarcar no bom senso que rodeia o panorama político da cidade. Como dito antes, “tudo indica” que no próximo mês as secretarias de Juventude, Comunicação e Assuntos Internacionais serão extintas. A secretaria de Obras e Meio Ambiente estarão fundidas em apenas uma (uma vez que as obras do município precisam estar de acordo com as normas ambientais).

Existe também a previsão de até 30% de redução de gastos com cargos de confiança (apadrinhados políticos).

O assunto que era alvo de especulação (e uma tremenda dor de cabeça para aliados políticos) será colocado em prática. A ideia é economizar e desfazer parte do mal estar gerado com o projeto do novo Estatuto do Servidor. Em resumo, Mac Donald parece querer dar o exemplo para diminuir as despesas.

As secretarias se tornariam departamentos e passariam a fazer parte de outras secretarias. Neste caso já haveria a redução de gastos, já que só de salário, cada secretário recebe R$ 8 mil reais.

Existe ainda a especulação sobre a extinção da Secretaria de Agricultura. Mac Donald deve optar pela permanência. Pesa em favor do secretário, Eduardo Spada, o fato de ter assumido a responsabilidade sob o Bosque Guarani e o Zoológico, e também ser o mentor da fusão do Meio Ambiente com Obras.

Outra proposta ventilada no segundo andar do Palácio das Cataratas é a redução dos cargos de confiança ou redução de salários desses cargos. Apesar de não ser bem vista entre os partidos políticos aliados ao prefeito, a ideia é de cortar entre 20 e 30% do valor gasto com os famosos CCs.

Foz possui 313 cargos comissionados, número bem superior de outras prefeituras do Paraná, como, por exemplo: Londrina, Maringá e Cascavel – cidades com o número de habitantes maior ou próximo ao de Foz.

0 comentários: