Um confeiteiro generoso

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O bolo publicitário está maior. Mais saboroso e também bem disputado. A fatia agora é dividida entre aproximadamente 2500 veículos de comunicação pelo país. A informação é do deputado Federal, André Vargas em entrevista ao site Viomundo. No período de Fernando Henrique Cardoso as verbas publicitárias eram divididas com menos de 300 empresas.

Só que essa generosidade fez com que a publicidade no atual governo aumentasse 40% em seis anos. No entanto, apesar do número assustar, é apenas pouco mais do que 10% maior que os gastos no mandato de FHC, de acordo com o deputado. Ele tem razão? Lula parece ter muito mais a divulgar do que o antecessor.

A democratização dos anúncios fere o interesse dos chamados “grandes meios”. Mostrar o que está sendo feito pelo interior do Brasil eleva a popularidade do presidente Lula.

Nos últimos 10 anos, as campanhas publicitárias do governo e empresas estatais custaram R$ 10,8 bilhões aos cofres públicos. Somente no ano passado foi investido R$ 1,2 bilhão com propaganda oficial. Os números são do site Contas Abertas.

A mídia preferida dos órgãos federais é a televisão. A TV respondeu por R$ 6,5 bilhões, ou 60% de todos os anúncios feitos nos últimos dez anos. Já em publicidade nos jornais foi investido R$ 1,4 bilhão, o que representa 13% do total. O rádio ficou com a fatia de R$ 1,1 bilhão (10%).

As revistas foram responsáveis por R$ 1 bilhão (9%) dos gastos com propaganda. A Internet e os outdoors receberam em anúncios R$ 197,5 milhões e R$ 118 milhões, respectivamente. (traz reportagem do Contas Abertas).

Nota do Editor: A AGREVEGERAL está em greve de bolo, por enquanto... mas parece um tanto saboroso essa fatia de R$ 197,5 milhões.

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http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/Noticias/DetalheNoticias.aspx?Id=109

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