Jogando a toalha!

|

Ordem


Busque amor
Busque sensação
Observe os passos em volta
Chame a Indignação perdida
Mexa-se
(Sobremesa, 2008)

Bobato se despede da poesia

O poema acima é apenas um capítulo da intrigante relação do escritor Nilton Bobato com a poesia. Quanto mais ele se afasta, mais as palavras surgem, a necessidade de expor as angústias, a indignação e as alegrias que o cercam se fazem presentes. Mas, o escritor, após três livros - Risos da Fronteira 2003, Prato Feito 2005 e Sobremesa 2008 - decidiu por um ponto final nessa história de uma forma descontraída, com um brinde...Um Brinde a Três Amigos.

O novo livro de Bobato foi a maneira encontrada para oficializar o casamento com a poesia e ao mesmo tempo, a despedida da relação! Isso mesmo, Um Brinde a Três Amigos é uma seleção de poemas escolhidos pelo escritor Roberto Medina e outros inéditos, como, por exemplo: O Brinde

“Prometi a mim mesmo que não escreveria mais poesias. É o último. É uma forma de garantir o registro do material que escrevi e estava concentrado em produções artesanais. Não tenho controle sobre isso”, assume aos risos Bobato.

Aos poucos, entre uma história e outra, percebe-se essa paixão impulsiva do escritor pela arte das palavras. Testamento, um dos prediletos, nasceu da imaginação enquanto dirigia o carro até a escola onde lecionava. Chegou à sala de aula, deixou os alunos à vontade e escreveu rapidamente.

Apesar da agenda apertada, proporcionada pelo mandato na Câmara Municipal, Bobato encontrou tempo para se dedicar a cinco poesias, que refletem um pouco do dia-a-dia político, ou, de certa maneira, fazem menção à influência na vida pessoa. Rotina e Uma Confusão não precisam de muitas explicações.

A sugestão para o nome deste livro foi dada pelo amigo e também escritor Ildo Carbonera. Um Brinde a Três Amigos chega às livrarias após o lançamento dia 09 de abril, na Fundação Cultural. Serão 1000 mil exemplares disponíveis para amigos e admiradores em Foz, Curitiba, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O valor de cada exemplar é de R$ 20,00.

Se Bobato vai manter a aposentadoria poética, é difícil saber, mas o palpite é que, em breve, isso será arrependimento. Outros dois livros, o romance Cicatriz na Carne, ainda sem editora e um especialmente de contos estão praticamente prontos.
“Estou com uma dúvida sobre o nome deste livro de contos. Ou Prosa de Estrada ou Prosa de Sacada 2”, disse. A preferência do autor é pela primeira opção, já que a obra foi escrita praticamente entre uma viagem e outra.

LIDE MODERNO!
O que? Aposentadoria poética
Onde? Quando? 09 de abril, às 20h30, na Fundação Cultural
Como? Um brinde..tin! tin!
O que eu ganho com isso? Vá e aprenda!

0 comentários: